Correio Popular Notícia




EXPERIÊNCIAS
Programa de incentivo a agroindústria e EduCampo são destaques

Data da notícia: 2016-05-19 10:24:26
Foto:

(Da Redação) A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias de Agricultura e Pecuária (Semagri) e Educação (Semed), apresentará na Rondônia Rural Show duas experiências vitoriosas e que são destaques no estado: o programa de incentivo às agroindústrias com serviço de inspeção; e o Projeto Educampo, voltado para a educação nas escolas rurais.

No município, chega a 30 as agroindústrias que produzem para abastecer o mercado local. A maioria delas conta com o Certificado de Inspeção Municipal (CIM). O secretário da Agricultura, Paulo Sérgio Ribeiro, afirmou que apenas as agroindústrias que obtiveram o CIM poderão comercializar seus produtos na Rondônia Rural.

No caso do Projeto Educampo, a prefeitura implanta uma metodologia diferenciada à educação do campo. Inicialmente, nas escolas Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) e Pérola (Linha 98, Setor Riachuelo). O projeto surgiu a partir de uma interação entre Ji-Paraná e a cidade de São Mateus (ES), que fazem parte da rede do Instituto Airton Senna. Os municípios estiveram entre os 10 municípios destaques na educação no Brasil em 2015.

Nessas escolas, está sendo implantada a pedagogia da alternância, metodologia que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo, visando diminuir a evasão escolar em áreas rurais.

Para receber o Educampo, as duas escolas passaram por uma grande reestruturação em 2015, inclusive com a construção de uma horta coberta com irrigação aérea, já visando uma nova metodologia de ensino voltada à sua realidade.

?Penso que este momento é muito especial para as duas escolas e para a Secretaria de Educação. Não sei se todos aqui sabem, mas Ji-Paraná é o único município do estado que não transporta aluno de sua rede para a área urbana. Todo o transporte escolar é feito entre escolas do campo. Esse é o nosso diferencial?, ressaltou a secretária da Educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio.

Segundo ela, quando o município ousou implantar o projeto foi preciso acreditar que a educação tem a capacidade de transformar de alguma forma as comunidades rurais. As esquipes das duas escolas se apresentaram voluntariamente para a implantação do Educampo.

O vice-prefeito Marcito Pinto (PDT) destacou a importância do projeto para Ji-Paraná. ?São duas ações importantes e que darão muitos frutos. As pessoas que tiverem a oportunidade de conhecer esses trabalhos, ficarão impressionados?.

Fonte:






Noticia vista 1236 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.